Associação Médica de Londrina imuniza profissionais de cinco especialidades nesta quinta-feira.
Presidente da AML explica que há uma série de contra indicações à vacina e que 200 doses estarão disponíveis também para quem não é associado à entidade.
O pedido da AML foi feito na semana passada e a princípio solicitava à Secretaria Municipal de Saúde mil doses da vacina contra a Covid-19 para os profissionais que trabalham com diagnóstico e tratamento de pacientes suspeitos para a Covid, mas que atuam fora do ambiente hospitalar. Além dos médicos que acompanham pacientes, inclusive em atendimento domiciliar, e os profissionais que trabalham com exames de imagem.
Apesar do pedido por mil doses, a Secretaria vai encaminhar apenas 200, que serão aplicadas em qualquer médico, não só os associados à entidade. Nesta primeira fase da vacinação, de acordo com a presidente da AML, Beatriz Tamura, serão imunizados só os profissionais de cinco especialidades: infectologia, pneumologia, radiologia, otorrinolaringologia e endoscopia.
Segundo a presidente da Associação, a entidade está tomando todos os cuidados para evitar aglomerações. Beatriz Tamura diz ainda que os dados de todos os médicos que buscarem a vacina vão ser conferidos na hora da imunização, que será na própria sede da entidade, das 17hs às 20hs, e por ordem de chegada.
Beatriz Tamura diz que a Secretaria de Saúde não informou qual imunizante será aplicado nos 200 médicos, menos de 10% do total de profissionais que atuam na cidade, e afirma também que há uma série de contra indicações para quem pensa em tomar a vacina.
Segundo a presidente da Associação Médica, a entidade já encaminhou à Secretaria de Saúde uma lista com os nomes dos profissionais que devem ter prioridade em uma próxima etapa e disse esperar apenas a chegada de uma nova remessa de qualquer um dos imunizantes à cidade.